CORRERIA...........

Pessoal, essa semana foi corridíssima, como há muito não via.... Mas o saldo final foi positivo...Eu quero destacar dois pontos dessa semana.

1º Na manhã dessa última quinta feira intermediei a implementação do Minha Casa, Minha Vida - Entidades em Caxias, promovendo uma reunião entre representantes da Confederação Nacional e da Federação Gaúcha das Associações de Moradores (CONAM e FEGAM-RS) e os secretários municipais da habitação e do planejamento. O objetivo do encontro foi estabelecer uma parceria entre as entidades e a prefeitura para um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades, do Governo Federal. O projeto compreende a construção de unidades habitacionais em um terreno pertencente à União localizado na zona leste da cidade, já destinado para habitação de interesse social desde outubro do ano passado. O melhor de tudo é, segundo acordo entre as entidades e a administração municipal, o compromisso é destinar as futuras moradias para famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos, além de garantirem agilidade no andamento do projeto.  Fiquei muito feliz com esse encaminhamento, pois no meu ponto de vista muitas desigualdades sociais existentes hoje, são frutos da má distribuição de terra. Sempre me dediquei nas políticas de habitação e agora, tive oportunidade de colaborar no fomento dessa política nacional de habitação. Sinto-me muito feliz!!!

2º Nessa semana foi aprovado o pacotaço da prefeitura, encaminhado às pressas na terça e ,com pedido de urgência, para a quinta-feira, 8 de outubro. O pacote previa entre outros assuntos, o ganho real de 2% aos servidores, sem que este índice sequer fosse discutido pela assembleia geral, marcada para sexta-feira, 16/10. O governo, lamentavelmente, também enviou matérias que não faziam parte da negociação salarial deste ano e que, trarão prejuízos aos direitos dos servidores, como a supressão do tempo de serviço federal, estadual e municipal para avanços, gratificações e adicionais de tempo de serviço. Na mesma sessão também foi aprovada a ampliação da licença maternidade das servidoras para 180 dias. O referido projeto também prevê que "Os servidores que efetuaram a averbação no tempo de serviço público... até a data da publicação desta lei, fica assegurada a concessão de avanços, gratificação de tempo de serviço, - Íntegra do artigo 10-.” Portanto, os servidores que até a data da publicação não averbaram o pedido, serão prejudicados. No mesmo pacote, constou ainda a criação de 20 cargos de fiscais, tema que provocou muita polêmica, com a presença de integrantes da direção do Sindiserv e de fiscais de várias secretarias do município que demonstraram preocupação com a perda de direitos dos atuais fiscais, com a criação de um novo quadro de fiscal sem reclassificar os atuais.
Bom diante disso tudo, eu questionei esses dois últimos pontos com força, pois não aceito que prejudiquem os servidores municipas. Em reunião com o Secretário da Administração, nessa sexta, ele me garantiu que fará emendas a lei, dando razão aos nossos questionamentos, para que realmente não prejudiquem os servidores. Quero ver! Fico esperando e cobrando!! Como diz o ditado, "quem não tem cabeça, tem perna". É isso que dá fazer esse tipo de coisa a toque de caixa, agora terão que refazer. Parabéns a Prefeitura por querer atropelar os servidores q acabar se atropelando. Isso mostra que com 5 anos de governo, a relação com os servidores ainda é muito imatura.
Era isso por enquanto e bom feriadão a tod@s

0 comentários:

Postar um comentário